quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vitória para embalar e deixar a ZR para trás

Contra o lanterna do Campeonato Brasileiro (que está loooonge de deixar a parte debaixo da tabela), não dava para esperar outro resultado do Coritiba que não uma vitória. E foi exatamente o que aconteceu: o Coxa fez 2 a 1 no Atlético-GO, na noite desta quarta-feira, no estádio Serra Dourada, com direito ao primeiro gol de Deivid com a camisa alviverde (o terceiro da partida).

O Coxa não fez um mal jogo, e mais uma vez, desperdiçou várias oportunidades de construir um placar mais elástico. De qualquer forma, foi um resultado importantíssimo, que levou o equipe alviverde à 13ª colocação da Série A, com 28 pontos, a cinco pontos de distância da zona de rebaixamento. O Sport, 17º colocado, apenas empatou em 1 a 1 com o Bahia, o que foi muito positivo para o Verdão, já que manteve o time pernambucano com apenas 23 pontos.

Números

A vitória desta noite foi apenas a segunda do Coxa como visitante no Brasileirão 2012. Até então, em 12 jogos, foram oito derrotas, três empates e uma vitória - por 4 a 3 em cima do Náutico, na 12ª rodada, dia 25 de julho. Além disso, manteve a invencibilidade do técnico Marquinhos Santos, que em duas partidas no comando do Verdão, já soma duas vitórias.

Tabela embolada

Neste momento, três equipes possuem 28 pontos: 13º Coritiba; 14º Náutico; 15º Bahia; e o Flamengo vem logo atrás, em 16º, com 27 pontos. Desses, o Bahia empatou com o Sport e o Santos venceu o Flamengo por 2 a 0, ficando com a 12ª colocação e 30 pontos. O único que ainda pode passar o Coxa é o Náutico, que amanhã enfrenta o Grêmio, no estádio Olímpico. Então, no máximo, o time alviverde fecha a 24ª rodada na 14ª colocação, mas a distância para a ZR não se altera com os jogos desta quinta-feira.

Curiosidades

O autor do gol do Atlético-GO, Patrick, estava há sete jogos sem balançar as redes, encerrando esse longo período de jejum em cima do Coritiba. Porém, a situação do Dragão não é nada fácil. Na 20ª colocação, a equipe goiana está a onze pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

O gol de Deivid foi o de número 80 marcado pelo atacante em Campeonatos Brasileiros. O primeiro tento alviverde, marcado por Robinho aos 25 segundos de partida, foi o mais rápido da Série A deste ano, superando outro gol do Coritiba: o de Lincoln em cima do Botafogo, na 2ª rodada da competição, marcado aos 28 segundos de jogo.

Comentário

As duas últimas vitórias do Coritiba provam que havia um claro desgaste no trabalho de Marcelo Oliveira. A chegada de Marquinhos Santos realmente deu novo gás para o Coxa se distanciar da zona de rebaixamento e buscar algo maior ainda nesta temporada. A situação, no entanto, ainda não é 100% tranquila, mas já dá para a torcida relaxar um pouco. Hoje, um dos pontos mais importantes foi voltar a vencer fora de casa, o que não acontecia há quase dois meses.

O Coritiba precisa ser mais regular como visitante e manter a pegada dentro de casa. Receita clássica, mas infalível. Acho que o time está no caminho certo e não vejo o Verdão sendo rebaixado. Ainda tem muita água para rolar, mas acredito que, emplacando mais uma boa sequência de vitórias, o Coxa já deixa pra trás o fanstama da Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário