quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sobre Marcelo Oliveira no Vasco

Nós da imprensa paranaense podemos falar com propriedade sobre o técnico Marcelo Oliveira. Foi aqui, no comando do Coritiba, que ele se projetou para o futebol nacional e virou um treinador de ponta, sondado por diversos grandes clubes do país. A passagem dele por Curitiba durou um ano e nove meses, e apenas seis dias após ser demitido do Coxa, Oliveira acertou com o Vasco da Gama até dezembro de 2013.

Será o primeiro desafio da carreira do treinador em um clube do eixo Rio-São Paulo. E em uma daquelas coincidências da vida, vai trabalhar na equipe que tirou do Coritiba o título inédito da Copa do Brasil em 2011 (esse ano o time alviverde também perdeu a taça, mas para o Palmeiras).

Marcelo Oliveira é um bom treinador sim, fez um grande trabalho à frande do Coritiba e deixou o clube paranaense com dois títulos estaduais (2011 de maneira invicta e também em 2012) e duas finais inéditas de Copa do Brasil, além de bater na trave em uma vaga na Libertadores da América ao terminar o Campeonato Brasileiro de 2011 na 8ª colocação.

Foram 131 jogos no Verdão, sendo 74 vitórias, 25 empates e 32 derrotas - um aproveitamento de 62,84%. Esse ano, no entanto, as coisas desandaram um pouco e Marcelo Oliveira realmente ficou desgastado no comando da equipe coxa-branca, chegando a flertar com a zona de rebaixamento do Brasileirão. Era o momento do treinador sair, do clube buscar o tão falado "fato novo" e do próprio Marcelo procurar novos rumos para sua carreira.

O que era óbvio também é que ele não ficaria muito tempo desempregado por tudo aquilo que ele demonstrou enquanto esteve no Coritiba. Assim que Cristóvão Buarque pediu demissão do Vasco, eu tinha certeza que a equipe cruzmaltina ia procurar o Marcelo (aposto que muito mais gente teve esse mesmo pensamento, não é mesmo?). Dito e feito. Foram poucos dias de negociação e Oliveira desembarcou no Rio de Janeiro já nesta quarta-feira.

Ele assiste ao jogo desta noite, contra o Palmeiras, e será aprensentado amanhã, quando comanda o primeiro treinamento com o grupo de jogadores do Vasco. Apesar de estar na 4ª colocação, o momento do time alvinegro não é das melhores. A torcida não anda satisfeita com o rendimento da equipe e até mesmo o vice de futebol, José Hamilton Mandarino, pediu demissão do cargo por não concordar com a filosofia de trabalho do presidente, Roberto Dinamite.

Eu acredito que o Marcelo tem tudo para fazer um grande trabalho no Vasco e reverter o momento conturbado que vive o clube cruzmaltino. Oliveira é um cara bacana, daqueles que sempre trata todo mundo bem e deixou uma grande impressão de sua passagem pelo Coritiba (boa impressão que já vinha de antes, de quando ele treinou o Paraná). Boa sorte ao Marcelo, porque ele merece muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário